A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) em articulação com vários parceiros institucionais, implementou o projeto-piloto "Step 1" para apoiar jovens provenientes de cursos profissionais que se encontravam em fase de conclusão do curso, na transição da escola para o mercado de trabalho.

Este projeto teve como objetivos dotar 13 jovens da Escola Secundária D. Pedro V  e da Escola profissional INETE, de competências  na procura de emprego e de lhes incutir a importância do reforço da aprendizagem ao longo da vida.

Os CQEP do CENFIM e da ESMP foram convidados pela ANQEP para dinamizar as sessões. A psicóloga Anabela Queda do CQEP da Escola Secundária Marquês de Pombal, acompanhou um conjunto de sessões individuais e coletivas relacionadas com a empregabilidade, nomeadamente, através de estratégias pró-ativas na procura de emprego.

 

Foram também convidadas a participar no projeto, através da dinamização de sessões coletivas, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Nestlé Emprego jovem - Aliança para a juventude e a rede "Maior Empregabilidade-Ensino Profissional.