No passado dia 15 de abril de 2015 a Comissão Europeia apresentou em Bruxelas, a EPALE - Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa,  um espaço online para o intercâmbio, a apresentação e a promoção de métodos e boas práticas em matéria de educação de adultos,. Esta plataforma multilingue, criada pela Comissão Europeia, tem a finalidade de apoiar a comunidade de profissionais da área da educação de adultos (professores, formadores, investigadores, académicos), tendo em vista a melhoria contínua da oferta de educação destinada a adultos, na Europa.

 

A EPALE tem os seguintes objetivos:

  • fazer com que a aprendizagem ao longo da vida e o intercâmbio de experiências se tornem uma realidade
  • melhorar a qualidade e a eficiência da educação de adultos
  • promover a igualdade de oportunidades, a coesão social e a cidadania ativa através da educação de adultos

EPALE é alimentada com os produtos desenvolvidos por aqueles que nela estiverem registados, e que estão interessados em disponibilizar, partilhar e ter acesso a conhecimentos e ferramentas de trabalho.

A abertura da conferência foi feita pelo Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto Tibor Navracsics e pelo Diretor Geral para o Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, Michel Servoz que afirmaram a importância central da Educação de Adultos nas políticas europeias, nos próximos anos.

O coordenador do CQEP da Escola Secundária Marquês de Pombal, prof. Luís Carneiro, esteve presente na conferência.

 

Link: http://ec.europa.eu/epale/

 

https://ec.europa.eu/epale/pt  (em português)